,

Ataque hacker derruba internet nos Estados Unidos

002

Na manhã desta sexta-feira, moradores da costa leste dos EUA enfrentaram dificuldades para acessar uma série de serviços na internet, incluindo sites populares, como Twitter, Spotify, Reddit, Airbnb e Vox, entre outros. O problema teria sido causado por um ataque hacker contra o provedor de DNS Dyn.

“Nossa prioridade nas últimas duas horas foi restaurar a performance dos nossos clientes”, afirmou Scott Hilton, vice-presidente da Dyn, em comunicado.

De acordo com a companhia, um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) atingiu a infraestrutura de gerenciamento de endereços DNS por volta das 9h10, pelo horário de Brasília, e os serviço só foram restaurados às 11h20. O problema afetou principalmente a costa leste dos EUA, onde estão grandes metrópoles, como Nova York e a capital, Washington.

Com sede em Manchester, em New Hampshire, a Dyn oferece, entre outros serviços, o gerenciamento de DNS (acrônimo para Domain Name System), responsável por fazer a conexão entre o requerimento de acesso do internauta e os computadores onde as informações de um site estão armazenadas.

Os ataques DDoS usam milhares de computadores e outros dispositivos infectados para enviarem requisições simultâneas a um único ponto na internet, fazendo com que ele seja sobrecarregado e saia do ar. No caso, os hackers miraram no gerenciamento de DNS e multiplicaram o escopo do ataque, já que o serviço serve de ponte para outros sites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *