,

Deputado federal petista quer foro privilegiado aos ex-presidentes FHC, Lula, Dilma…

004

Na contramão dos anseios da população que quer o fim do Foro Privilegiado, Wadih Damous, deputado petista, quer que ex-presidentes tenham mantenham seu foro privilegiado.

Com isso, quem se salva? José Sarney, Fernando Collor, FHC, Dilma e Lula.

Wadih Damous já é autor de projetos de lei que restringem o uso da delação premiada no país. Entre os principais pontos estão o que criminaliza o vazamento de trechos de delações, e a necessidade de homologação das delações apenas no caso de acusados ou indiciados que respondam a processo em liberdade.

Antes da escolha do ex-procurador da Bahia Wellington Lima e Silva para o Ministério da Justiça, Lula defendia o nome de Damous, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio, para assumir a pasta no lugar de José Eduardo Cardozo, realocado na Advocacia Geral da União (AGU). Com a possibilidade de o ex-procurador ser impedido de ficar na pasta – o que será julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF) , o nome de Damous pode voltar a ganhar força. Um dos maiores defensores de Lula na Câmara dos Deputados, o deputado assumiu a vaga na Casa em maio, após articulação do ex-presidente, com o argumento de que o partido precisava de quadros jurídicos para sustentar as discussões sobre a Lava-Jato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *